quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUAL A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DE HOJE?

Tenho costume de ouvir todos os dias uma determinada FM News. Ao levar minha filha ao Colégio de manhã cedo, lá vou eu sintonizado na tal FM e sendo bombardeado por uma série de notícias que ela julgou ser as mais importantes para seus ouvintes. É claro que todos nós sabemos que a mídia geralmente é tendenciosa. As notícias que ouvimos, na maioria das vezes, foram mais que lapidadas, em alguns casos, foram até intencionalmente revestida de uma interpretação do transmissor para atender a interesses, e nós, crédulos ouvintes, até divulgamos a tal notícia revestida com a danada da interpretação. Inconscientemente estou sendo multiplicador daquilo que eles querem que eu, e todos os ouvintes, pensem.
A final, o Brasil, comprovadamente, tem um dos piores níveis de avaliação educacional do mundo, um dos mais baixos níveis de QIs. A maioria da garotada do ensino médio e até superior tem dificuldades em interpretação de textos e, os testes nos vestibulares e nos preenchimentos de propostas de emprego comprovam que, em consequencia disto, eles não sabem interpretar as situações da vida e, sem saber, estão voltando à era das cavernas, quando tudo era resolvido na força bruta. 
Mas, para conseguir resolver na força bruta, eles precisam apresentar um estereótipo que segnifique força e imponha respeito e aí surge o culto ao corpo. Então, os valores essenciais ficam fadados a uma classe de "privilegiados" e tidos como "alienados".
Diante deste quadro dantesco, sem senso crítico, sem capacidade para interpretar a vida, vivemos do que a mídia diz que é verdade, acreditamos numa mensagem estribada em factóides.
 E sabe o que é pior? As notícias nos chegam com tanta rapidez e em quantidade tão absurda, que ficamos sem saber qual é a mais importante, qual devo dar prioridade, qual tem significado para mim, meu grupo social, que interferência ela trará, qual sua relevância.
Hoje, quinta-feira, 29 de julho de 2010, fala-se de uma tal cobrança de pênalti que não certo de um jogador do Santos, que querem transformar num herói sem ser. Todo mundo sabe que os patrocinadores do rapaz exigem que falem dele, que digam que ele é o que na verdade não é, para fazê-lo herói e daí os magnatas do futebol faturarem alto, mas gente quer acreditar e pronto. E a gente fica vários minutos ouvindo um outro cara que a mídia disse que ele entende de futebol falar, conjecturar, fazer "hermenêutica" do lance, fazer juízo da situação e tal. Mas afinal que utilidade tem essa discussão para minha vida?
Hoje fala-se também de um certo corpo que, após ser exumado, descobriu-se que não é daquela moça supostamente assassinada a mando de um tal goleiro. A polícia tem sob custódia todos os envolvidos na situação e não consegue elucidar o caso. Um adolescente faz manobras com as informações e ninguém na polícia teve senso psicológico para, ao menos, desconfiar se o garoto falava a verdade ou não.
E o caso do filho da atriz global que morreu atropelado em certo túnel? Por ser filho de quem é o caso ganhou repercussão internacional. Claro que foi a vida de um ser humano e a perca para sua família foi irreparável, imagina se fosse comigo ou você!? Bem, estaríamos sentindo a mesma dor também, mas não ganharia a tal repercussão. Porque para o mundo da mídia não temos relevância.
Na verdade quando passamos dias, semanas, meses comentando um fato como este último, estamos dizendo à sociedade que a vida neste país só é valorizada quando é a do rico, principalmente se for astro global. Eu e você sabemos que, se não naquela noite em que o jovem de futuro promissor perdeu a vida desnecessariamente, mas nesta mesma semana, várias outras também, em situações semelhantes ou diferentes, mas a mídia não acende seus holofotes para eles, pois não são parentes ou alguém famoso.
Ouvi rapidamente hoje pela tal FM que um certo número de soldados brasileiros que servem no Haiti chegaram ontem e vão ser homenageados hoje. Mas ninguém deu ênfase. Os caras vão pra um país daquele,  eu estive lá, onde a espectativa de ou um outro terremoto é uma constante e os tremores ainda continuam, as condições climáticas são horríveis, o caos é a imagem do cotidiano e ninguém comenta nada. Não sabemos nem o nome dos nossos heróis. Procurei hoje na net e não achei nenhuma menção.
Esses brasileiros que representam nossa nação em um país fatalmente atingido por uma catastrofe inédita nos últimos cem anos, trabalhando incansavelmente pela reconstrução de um povo que nem lhe dirá obrigado, não são nada, seu trabalho é ócio do ofício e acabou.
Mas afinal, qual a notícia mais importante para nós hoje? Qual notícia poderia impactar meu "modus vivendis"? Qual poderia gerar significado para minha existência?
Pensei então na notícia que mudou minha história de vida aos 13 anos de idade. Uma notícia que como disse o Apóstolo Paulo: "... não se fez em qualquer canto" (Atos 26:26), a notícia que gerou mal estar em toda comunidade de Israel e no mundo grego, a notícia que dividiu a história, que se tornou alvo de discussões teológicas e filosóficas, a notícia que atraiu miríades à sua mensagem, que deixou perplexos até os céticos, que deu esperança a ricos e pobres, que alcançou mancebos e adultos e mudou a vida de nações, povos, raças, a n otícia que tem chegado em civilizações remotas, que tem quebrado o coração de aborígenes e incomodado os poderosos, que tem calado a boca da incredulidade e da desesperança, sobre a qual tenho pautado minha vida e dela faço saber os meus filhos, meus amigos, meus vizinhos, meus parentes, os desconhecidos, você que lê este artigo.
JESUS MORREU POR VOCÊ, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, POR VOCÊ, ESTÁ VIVO POR VOCÊ E TE AMA. ELE PODE MUDAR SUA HISTÓRIA. ABRA AGORA O TEU CORAÇÃO E DEIXE-O ENTRAR E VERÁS QUE ESTA É A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DE HOJE!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nossa página. Seu comentário será primeiro analisado por nossa equipe. Deixe seu email e entraremos em contato. Paz!